Aprendendo Em Inglês

Aprendendo Em Inglês

Os 10 piores hábitos de um professor de inglês que você não deve seguir

Um professor de inglês dando aula

Como em qualquer profissão, existem bons e maus profissionais. Infelizmente, quando se trata de professores de inglês, alguns podem ter maus hábitos que prejudicam o aprendizado dos alunos. Neste artigo, vamos destacar os 10 piores hábitos de um professor de inglês que você não deve seguir se quiser se tornar um professor de qualidade e ajudar seus alunos a alcançar seus objetivos de aprendizado.

1. Falta de preparação e organização

Um professor de inglês deve estar preparado para suas aulas e ter um plano de ensino claro. Infelizmente, alguns professores negligenciam essa preparação e acabam improvisando em sala de aula, o que pode levar a uma falta de foco e progresso na aprendizagem.

2. Falta de clareza na comunicação

Um bom professor de inglês deve ser capaz de se comunicar claramente com os alunos. Infelizmente, alguns professores têm o hábito de usar jargões complicados ou falar muito rápido, o que pode dificultar a compreensão dos alunos.

3. Uso excessivo de tradução

Embora a tradução possa ser útil em alguns casos, o uso excessivo dela pode ser prejudicial para o aprendizado de inglês. Alguns professores têm o hábito de traduzir tudo, em vez de incentivar os alunos a pensarem em inglês.

4. Foco excessivo em gramática

Embora a gramática seja importante, alguns professores têm o hábito de se concentrar demais nela, em detrimento da conversação e da compreensão auditiva. Isso pode levar os alunos a se sentirem desmotivados e sem confiança para falar inglês.

5. Falta de personalização do ensino

Cada aluno é diferente e tem necessidades e habilidades únicas. No entanto, alguns professores de inglês têm o hábito de seguir um único plano de ensino para todos os alunos, sem levar em consideração suas necessidades individuais.

6. Uso inadequado de tecnologia

A tecnologia pode ser uma ferramenta útil para o ensino de inglês, mas alguns professores têm o hábito de usá-la de forma inadequada ou excessiva, sem considerar a eficácia do ensino.

7. Falta de feedback construtivo

Os alunos precisam receber feedback construtivo de seus professores para melhorar seu aprendizado. Infelizmente, alguns professores têm o hábito de não dar feedback ou dar feedback negativo demais, o que pode desmotivar os alunos.

8. Falta de paciência e empatia

Alguns professores de inglês têm o hábito de não ter paciência com os alunos que têm dificuldades de aprendizado, ou de não demonstrar empatia com as dificuldades que os alunos enfrentam. Isso pode levar a uma relação negativa entre professor e aluno, prejudicando o aprendizado.

9. Falta de envolvimento e entusiasmo

Um bom professor de inglês deve ser envolvido e entusiasmado com o aprendizado de seus alunos. Infelizmente, alguns professores têm o hábito de serem desinteressados ou desmotivados, o que pode refletir no desinteresse dos alunos em aprender inglês.

10. Ausência de atualização e desenvolvimento profissional

O ensino de inglês está em constante evolução, com novas metodologias e técnicas surgindo frequentemente. Alguns professores têm o hábito de não se atualizarem e não buscarem aperfeiçoamento profissional, o que pode levar a um ensino desatualizado e pouco eficaz.


É importante lembrar que o papel do professor de inglês é fundamental para o aprendizado dos alunos, e maus hábitos podem prejudicar o progresso e o desenvolvimento dos alunos. Se você é professor de inglês, avalie seus próprios hábitos e tente corrigir aqueles que possam estar prejudicando seus alunos. E se você é um aluno de inglês, certifique-se de escolher um professor de qualidade e evite aqueles que tenham hábitos prejudiciais ao aprendizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *